sábado, 12 de janeiro de 2013

Guias rebaixadas causam transtorno ao trânsito de Marília


Considerado um dos problemas crassos do trânsito na cidade, as guias rebaixadas tem sobrevivido a fiscalização, tornando a vida de pedestres e também de motoristas, quase insuportável. Isso porque são 5 mil as guias rebaixadas demarcadas, impossibilitando escoamento do trânsito, vez que os carros demoram horas para achar uma vaga além do que as guias invadem as calçadas, impedindo o livre trânsito dos pedestres.

Para amenizar essa situação, a policia militar por meio de seus agentes começou a aplicar multas aos mais desavisados e abusados.

O desrespeito à legislação prevista no Código de Trânsito Brasileiro caracteriza a infração como grave, com perda de cinco pontos na carteira de habilitação e R$ 272 de multa.

Com 125 mil veículos, torna-se quase impossível encontrar vaga no centro da cidade para estacionar, sobretudo nos horários de pico.

O desrespeito é patente inclusive no órgão que deveria pautar pelo correto cumprimento da lei, a Câmara Municipal, onde existe guia rebaixada e os carros dos vereadores ficam com parte do veiculo na calçada.

Não se tem notícia se algum carro de vereador foi multado pela policia militar, mas o flagrante é patente durante todo o dia.

Boa parte das guias rebaixadas é construída para atender interesses de centros médicos e escritórios de advocacia.

Há alguns anos, um menor acabou falecendo por conta de ter chocado sua bicicleta contra um veiculo que ocupava parte da calçada, estacionado que estava em uma guia rebaixada de uma clínica médica.

Na ocasião, autoridades foram na imprensa e prometeram acabar com essa aberração do trânsito. Balela e demagogia, pois não se falou mais no assunto.

A prefeitura fecha os olhos para o problema. Um dos casos mais gritantes fica no centro da cidade, onde a Imobiliária União, localizada na rua Carlos Gomes com a rua Bahia, ocupa boa parte do quadriletário. O Senai também criou seu estacionamento particular rebaixando guias para que os diretores possam estacionar seus veículos. E até a farmácia DrogaRaia no coração da cidade adentrou estabelecimento adentro, utilizando parte da calçada, para estacionar veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário