domingo, 17 de março de 2013

Vereadora Sônia : "somos tão capazes como os homens de exercer atividades profissionais de qualquer área"



Sônia participa de evento no Dia Internacional da Mulher




A vereadora Sônia Tonin, única mulher eleita no pleito 2013/2016 para representar a população mariliense na Câmara de Vereadores, participou da abertura da exposição coletiva de artes plásticas, denominada "Elas pintam e colorem o mundo", promovida pela Galeria Municipal de Artes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Para a parlamentar é muito importante a comemoração desse dia pois representa um marco na luta feminina pela busca de direitos e de espaço na sociedade. "Acredito que o trabalho das mulheres não seja melhor nem pior que o dos homens. Não é o sexo que vai determinar a competência de uma pessoa. O que temos provado ao longo do tempo é que nós, mulheres, somos tão capazes como os homens de exercer atividades profissionais de qualquer área, de participar da vida política, acadêmica e também de ser chefe de família" enfatizou Sônia Tonin.

Também lembrou que a presença de poucas mulheres no cenário político nacional, em comparação aos homens, ainda reflete o machismo contra o qual lutamos. "As mulheres precisam de coragem para enfrentar o mundo, a política, de fazer alianças em prol do bem comum. Precisamos nos unir e lutar para garantirmos nosso espaço na vida política e social, porque se ficarmos esperando, ninguém fará nada por nós. Devemos refletir em nossas atitudes a mudança que queremos promover no nosso dia a dia".

A vereadora acredita que chegará o dia em que não será mais necessário um dia para lembrar a luta feminina. “Tenho fé em Deus e trabalho para que chegue o dia em que não precisaremos mais de um Dia das Mulheres, porque aí então teremos conquistado nossos direitos em sua plenitude, o respeito, o espaço na vida pública. Viveremos longe do preconceito e do machismo que violenta tantas mulheres. A luta é pela igualdade e pelo respeito” reforçou Sônia.

Sobre a exposição a vereadora foi enfática ao dizer que a arte ocupa papel importante na formação da sociedade e como meio de romper barreiras e preconceitos: "Essa exposição é belíssima, são mulheres retratando o mundo feminino, são pinceladas de mãos delicadas, mas com força transformadora. Como sou educadora, sei da importância da arte e da cultura na formação das pessoas, sei das lutas sociais que esses instrumentos podem travar e ajudar. Isso é a arte enquanto formadora de pessoas críticas e denunciantes dos problemas que vivemos. E quando as mulheres conseguem exercer esse papel questionador na sociedade, por meio das artes, por exemplo, elas já estão participando das batalhas coletivas em nome da igualdade de direitos e de espaço político. As artistas envolvidas no projeto estão de parabéns pelas obras que compuseram para a exposição” concluiu em seu discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário