segunda-feira, 4 de março de 2013

Em encontro partidário, prefeito Vinicius tem liderança reafirmada regionalmente

Vinícius conquista ampliação do Acessa São Paulo

Roberto Freire, Abelardo Camarinha e Vinicius Camarinha, lideranças fortes unidas pelo bem de Marília e Região

Prefeito Vinicius em seu pronunciamento destacou presença de lideranças nacionais na cidade

Serviço de internet sem fio vai atender ao aumento de demanda. Anuncio foi feito pelo secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, durante encontro regional do PPS

Presente ao Encontro de Vereadores e Dirigentes do Partido Popular Socialista (PPS), realizado no último domingo (3) em Marília, o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia, atendeu a solicitação do prefeito Vinícius Camarinha de ampliar o atendimento prestado pelo Acessa SP, instalando antena para captação de sinal de Internet sem fio, atendendo assim a um aumento da demanda já existente. A antena deverá ser instalada junto ao prédio da Biblioteca Municipal. De acordo com ele a nova modalidade já está disponível abrindo um leque maior de atendimento à comunidade.
Segundo o secretário, o Acessa São Paulo - programa dirigido pela secretaria de Gestão - está presente em mais de 550 municípios do Estado de São Paulo e deve chegar a todas as cidades paulistas. “A proposta é intensificar ainda mais o trabalho, fazendo com que o Acessa São Paulo não seja apenas um mero posto onde as pessoas possam utilizar a internet gratuitamente, mas que possam utilizar essa ferramenta para oferecer cursos, qualificação, oportunidade e mobilizar as pessoas”, disse.
De acordo com o secretário de Gestão Pública, neste primeiro momento o Acessa SP está focado em ampliações, no entanto, conversas já foram realizadas com o prefeito Vinícius Camarinha para aumentar a capacidade do serviço em Marília e região.
Zaia destacou a ampliação dos programas de informação junto aos municípios, a exemplo do Poupatempo e adiantou que novos postos já foram aprovados pelo governador Geraldo Alckmin.



Marília sedia Encontro de Vereadores e Dirigentes do PPS
Evento conta com a presença do presidente nacional do partido, Roberto Freire e de autoridades estaduais e federais.

Marília sediou no último domingo (3) o Encontro de Vereadores e Dirigentes do Partido Popular Socialista (PPS). O evento regional aconteceu na plenária da Câmara Municipal e contou com a presença do presidente Nacional do PPS, Roberto Freire, do deputado Federal, Arnaldo Jardim, do deputado Estadual, Alex Manente e do secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia. Também estiveram presentes autoridades locais e regionais, além do prefeito Vinícius Camarinha, do vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, do presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Eduardo Nardi e do deputado federal Abelardo Camarinha.
O encontro que debateu temas como empreendedorismo, educação e sustentabilidade destacou a visão inovadora e o trabalho diferenciado realizado pelo prefeito Vinícius Camarinha e os desafios da política nacional na busca da renovação de nomes e da credibilidade junto a sociedade.
Presente ao evento o presidente nacional do PPS, Roberto Freire afirmou que os encontros regionais são uma marca do partido, e que acontecem para reafirmar a existência do PPS principalmente fora dos períodos e anos eleitorais.
Segundo ele, a escolha de Marília para sediar o encontro reforça a importância do Partido Popular Socialista na região. “Marília, pelo reconhecimento do trabalho realizado, recebeu essa atenção toda especial do diretório estadual do partido”, frisou.
Na avaliação de Roberto Freire, é preciso discutir a política em toda a sua dimensão e não apenas na esfera eleitoral. Daí a necessidade de abordar temas como sustentabilidade, educação e empreendedorismo. “Esse é um ano propício para discutir teses que possam fundamentar um programa e afirmar alternativas que venham a ser apresentadas no próximo ano como bandeiras dentro do partido”, comentou.
Freire aproveitou a oportunidade para tecer críticas ao posicionamento do governo Federal no que diz respeito a alfabetização até os oito anos de idade. “Isso significa prejuízos para aqueles que estudam na escola pública, por que começam ‘retardados’. Já começam perdendo diante daqueles que estão na escola privada. Eu há 65 anos me alfabetizei com cinco, seis anos, numa escola pública. Você está condenando as pessoas a ver seus filhos se alfabetizarem tardiamente enquanto outros, se alfabetizam muito antes.  Isso só mantém a injustiça social patrocinada pelo governo”, criticou.  
Empreendedorismo - Durante o encontro, o palestrante, Emílio Bizon, apresentou o ‘case’ de sucesso adotado no município de São Sebastião da Grama, onde foi aplicado diversos tipos de ferramentas de gestão que renderam ao município o Prêmio Prefeito Empreendedor.
“Marília é uma cidade pujante, conhecida fora e dentro do Brasil e com a administração moderna que vem recebendo agora, o empreendedorismo vai estar em tema e com certeza o desenvolvimento do município nos próximos quatro anos vai estar ainda mais aprofundado”, afirmou.
Segundo ele a visão política-empreendedora é a única saída possível para demonstrar para a população que só a capacitação leva o munícipe ao caminho da educação e ao desenvolvimento.  “Se o prefeito não tiver uma visão holística das questões e dos temas atuais o município não consegue se desenvolver”, disse.
Sustentabilidade - Defendendo a necessidade de os municípios buscarem o desenvolvimento sustentável, o palestrante Ricardo Yong, apresentou algumas ferramentas e caminhos que poderão ser seguidos pelas cidades do interior. Segundo ele, Marília revela o desenvolvimento em seu todo, com consciência ambiental elevada no tocante a preocupação com o verde, descontaminação dos rios e discussão sobre o descarte de resíduos sólidos.  No entanto a gestão pública ainda carece de ferramentas e dos indicadores necessários para avançar ainda mais.
Para ele, a visão inovadora do prefeito Vinícius, é um primeiro passo para que a sustentabilidade esteja sempre em pauta. “Certamente ele terá todas as condições para fazer uma gestão sustentável”, comentou.
Educação – A ampliação do tempo de permanência das crianças nas escolas públicas foi o tema da palestra proferida pelo professor Cláudio Fonseca, que defende a escola como um espaço que seduza os alunos e professores. “Os estados e municípios não devem se preocupar com o tempo de permanência, mas ao que vai ser oferecido enquanto estiverem na escola. Manter uma criança por sete horas pode por si só na escola pode não representar qualidade no ensino, é preciso dialogar com a cidade para oferecer o que o aluno precisa”, explicou. Apesar de a atual administração municipal ter herdado problemas na Educação, com escolas sucateadas, falta de professores e de infraestrutura, na avaliação de Fonseca, os governos que tiverem uma visão diferenciada e apostarem na Educação de qualidade, deixarão sua marca. “Em Marília, o Vinícius antenado aos problemas do mundo, saberá olhar para essa nova sistemática de educação e canalizar as receitas para a Educação, servindo de exemplo para os demais 644 municípios do Estado”, concluiu.
Para o presidente do diretório municipal do PPS, Rafael Goro, o encontro teve saldo positivo, não somente pela participação de dirigentes e vereadores da região, mas pelas temáticas abrangidas e pelo reconhecimento do diretório estadual e nacional em relação ao trabalho de reorganização partidária iniciado no município.

Foto Wilson Alves
Leg. Evento regional do PPS reuniu autoridades locais e regionais. O presidente nacional do partido, Roberto Freire, destacou a importância do evento


Autoridades estaduais e federais destacam atuação do prefeito Vinícius

A jovialidade e a visão inovadora e empreendedora do prefeito Vinícius Camarinha foram destacados no Encontro Regional do Partido Popular Socialista (PPS). Amigo de longa data do chefe do Executivo o deputado federal, Arnaldo Jardim, ressaltou a satisfação de vir para Marília, município conduzido pelo prefeito Vinícius Camarinha. “Sou admirador do Vinícius pelo trabalho desenvolvido e por ter tido o privilégio de atuar com ele na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como também tive o privilégio de conviver com o deputado federal Abelardo Camarinha.
Na avaliação dele, no atual momento político, o prefeito precisa ser mais do que um gestor da máquina pública, precisa ter uma visão empreendedora e um conceito de liderança, atuando com eficiência e ética. “O Vinícius concentra todos esses predicados”, disse.
Jardim ressaltou ainda sua relação com o município há mais de trinta anos, quando o governo de Franco Montoro se estabelecia. “Na época, Marília surgia como sede de região de governo, caminhando para sua emancipação político-administrativa e nós, já na política, tivemos um papel nisso”, contou. .
Figura importante no cenário político atual e amigo pessoal do chefe do Executivo, o deputado estadual Alex Manente, destacou o envolvimento da administração municipal para a realização do evento, fazendo com que o PPS seja também uma referência na região de Marília. “Vivemos um momento de desgaste na política, onde os representantes públicos são cada vez mais questionados, mas é necessário que incluamos as pessoas de bem para fazer parte desse momento de reconstrução. A política precisa de um novo rumo e é isso que o PPS quer fazer que sociedade entenda”, afirmou.
Presente ao evento, o prefeito Vinícius Camarinha, reforçou sua admiração pelo Partido Popular Socialista (PPS) desde a época em que participou da Juventude Popular Socialista. “Temos um arco de alianças, mas sem dúvida nenhuma o PPS nos ajudou muito para que chegássemos a Prefeitura de Marília. Era um momento de dificuldades, um momento em que nós estávamos planejando a reconstrução e a recuperação do município e com o apoio do partido conquistamos a confiança dos eleitores. Posso dizer que o PPS além de ter nos ajudado, compõe o governo e tem a missão de conosco ajudar a recuperar o município de Marília. Entendemos o afastamento da comunidade da política pública e temos esse dever de resgatar a credibilidade da política local e junto com a comunidade enfrentar esses desafios”, concluiu.

Momento econômico – Também prestigiou o evento o deputado federal Abelardo Camarinha que avaliou o momento econômico e político do País. ”Entendemos que o governo Federal vai bem, e o povo vai mal. A saúde é péssima, a segurança é péssima, a Educação não vem sendo prestigiada pelo governo Federal. Não somos contra a presidenta Dilma ou contra o Lula, mas somos a favor do Brasil”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário