Pular para o conteúdo principal

Prefeito Daniel entrega unidade de saúde que atenderá até 7 mil moradores

Prefeito Daniel Alonso entrega nesta sexta-feira
a primeira das três USFs retomadas e concluídas

Unidade de Saúde da Família Santa Paula/Marajó poderá atender até 7 mil moradores na zona sul da cidade



A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura nesta sexta-feira (30), às 9h, a USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula/Marajó. Será a primeira de três inaugurações de obras da saúde que foram paralisadas em 2016, retomadas e concluídas por determinação do prefeito Daniel Alonso.
Com 381,36 m² de área construída, a unidade de saúde é equipada com consultórios médicos, odontológicos, sala para procedimentos de enfermagem (papanicolau, vacinas, entre outros), sala multiuso ambientes para reuniões e atividade ao ar livre.
A USF Santa Paula/Marajó terá duas equipes de Saúde da Família, envolvendo cerca de 20 profissionais, o que permitirá o atendimento a uma população de até 7 mil pessoas. Os trabalhadores já fazem parte da rede e atuavam na “Clínica Família Saudável”, localizada no bairro Jóquei Clube.
O prefeito Daniel Alonso destacou que, além da descentralização, que aproxima fisicamente a unidade dos moradores, também haverá melhoria da estrutura física. “Um espaço novo, ambientes bem projetados e melhores condições de trabalho. A população vai sentir a diferença”, disse o prefeito.
Após concluir licitação para a retomada, a Prefeitura assinou, em fevereiro deste ano, o contrato com a EPC Construções Ltda. Nas duas etapas da construção foram investidos R$ 750 mil, entre custos estaduais e contrapartida do município.
“Não poderíamos admitir canteiros parados, com construções parciais sendo depredadas. Tem que haver respeito com o dinheiro público. Por isso agilizamos a retomada das obras da saúde. Essa é a primeira inauguração de uma série de unidades, que estavam em condições muito parecidas”, disse Daniel Alonso.
A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou que o projeto consolida uma conquista para o território. “Foi uma obra reivindicada pelos usuários, acompanhada pelo controle social. Agradecemos ao prefeito Daniel pela sensibilidade e também à comunidade, que fez seu papel, atuando como parceira do Poder Público”, disse.
OUTRAS OBRAS
A Prefeitura de Marília também prepara a entrega das USFs Liliana Gonzaga (zona Norte), América IV (oeste) e Maracá (Padre Nóbrega). No distrito, onde houve grande crescimento da população com os novos bairros, segue em construção a USF Maracá porte III, que contará com três equipes do programa Saúde da Família.
Também estão em obras a USF Palmital (novo prédio), UBS São Miguel (reforço estrutural) e nova sede do Serviço de Transporte da Saúde, que irá centralizar a subfrota e a Central de Ambulâncias.
SERVIÇO
A USF Santa Paula/Marajó está localizada na rua Victória Atallah, 181, próximo à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Nicácia Garcia Gil” e Centro Comunitário do Jardim Marajó.

Fotos: Mauro Abreu e Júlio César de Carlis

Unidade de Saúde Santa Paula/Marajó; investimento de R$ 750 mil e estrutura para atender cerca de 7 mil pessoas

Secretária Kátia Santana, com lideranças da comunidade e equipe, durante visita recente à USF Santa Paula/Marajó

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No quinto livro de Cláudio Amaral, "Meus Escritos de Memória", a história do grande jornalista

 LANÇAMENTO: EDITORA PATRIANI. PRÉ-VENDA COM 25% DE DESCONTO https://www.editorapatriani.com.br/prevenda-memoria No quinto livro de Cláudio Amaral, intitulado Meus Escritos de Memória, o autor, que é Jornalista e Biógrafo, narra a vida dele ao longo de 75 anos, desde a infância em Adamantina, Interior de São Paulo, até as experiências em cidades do Brasil e do exterior, incluindo países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, México e Estados Unidos.  Amaral compartilha detalhes sobre a respectiva trajetória, marcada por dificuldades, incluindo uma infância pobre e a necessidade de ter múltiplas atividades profissionais para o sustento dele e da família que constituiu a partir de 5 de Setembro de 1971 ao lado da esposa Sueli. Um dos momentos mais significativos dessa vida foi a luta para comprar o primeiro imóvel, em meados dos anos 1970, quando ele precisou recorrer a adiantamentos para conseguir juntar a entrada do apartamento. O autor pode ser visto como um exemplo de pe

Vereadores aprovam o Dia do Karatê, em Marília

  Os vereadores de Marília aprovaram, nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, todos os itens da pauta da Ordem do Dia.   O primeiro item a ser aprovado foi o Projeto de Lei Complementar n° 29/2024, do Vereador Luiz Eduardo Nardi (CIDADANIA), modificando a Lei Complementar n° 42/1992 - Código de Obras e Edificações do Município, estabelecendo regras para construção no alinhamento.   Logo depois, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 97/2024, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que denomina Rua PAULO MASATOCHI HIGUTE a via pública com origem na Avenida Benedito Aparecido Barbosa, aprovada pelo Decreto n° 14211/2023.   Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 103/2024, também de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que modifica a Lei n° 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, incluindo o "DIA DO KARATÊ", no dia 25 de outubro.   Ainda de autoria do vereador Dr. Elio Ajeka, foi aprovado o Projeto de Lei n° 106/2024, con

Servidores da Saúde e da Educação participam do ciclo de palestras e debates sobre o autismo

Capacitação aconteceu em dois períodos, na sexta-feira dia 22 de novembro, no anfiteatro da reitoria da Unimar   Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília e professores da educação especial da Secretaria Municipal da Educação participaram na sexta-feira, dia 22 de novembro, do ciclo de treinamento e plenárias organizado em Marília pelo TEA Itinerante, um projeto de âmbito internacional que conta com a participação de psiquiatras de Marília e também do Estado do Acre.   A iniciativa, organizada pelo Programa Municipal de Saúde Mental de Marília, foi dividida em dois períodos: período da manhã, voltado às equipes multiprofissionais dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), assistentes sociais e educadores, e período da tarde, quando participaram médicos e as equipes dos núcleos prestadores de serviços - a exemplo da Apae, Clínica Aconchego e também Espaço Potencial.