Pular para o conteúdo principal

Maríliar realiza Conferência Municipal de Saúde

Conferência Municipal de Saúde elege
representantes e aprova propostas


Propostas aprovadas estão nos temas “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento”

Em sua décima edição, a Conferência Municipal da Saúde de Marília reuniu cerca de 200 pessoas no Centro Universitário Univem nesta sexta e sábado (23 e 24) para discutir melhorias e aprovar propostas para a saúde pública. Documento aprovado inclui dezenas de prioridades que deverão ser observadas na elaboração do PPA (Plano Plurianual) do município.
Outra parte das propostas será submetida às conferências macrorregional, estadual e nacional, em que os apontamentos serão aperfeiçoados e poderão nortear as ações de saúde no país. Assim, a expectativa é ampliar a participação popular na gestão.
A abertura na noite de sexta-feira contou com a participação de músicos voluntários (Marlu Romero, Benê Vieira e banda), Banda Marcial Cidade de Marília e o coral do Caps Conviver – Centro de Atenção Psicossocial.
Prefeito Daniel Alonso, secretária municipal da Saúde, Kátia Santana; presidente do Comus (Conselho Municipal da Saúde), Gilberto Martins e Ricardo Mustafá (secretário da Administração) compuseram a mesa ,ao lado da diretora regional de Saúde, Cristina Kuabara, e do vereador Cícero do Ceasa, que representou o Legislativo.
A abertura solene foi seguida de um debate que teve a participação das médicas Maria Elizabeth da Silva Hernandes e Maria Cecília Cordeiro Dellatorre, ambas com vasta experiência em saúde pública e pesquisadoras atuantes no universo acadêmico.
PLENÁRIA
Já no sábado, os conferencistas foram organizados em oito salas temáticas, que discutiram “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento do Sistema”. Durante à tarde, aconteceu a plenária para aprovação das propostas, aperfeiçoadas nas discussões ao longo do dia.
Entre as propostas estão, por exemplo, a garantia de acompanhamento e atendimento aos pacientes obesos do município (medida já realizada e que precisa ser fortalecida); ampliar a conscientização e responsabilização dos pacientes que faltam a consultas; e garantir recursos para readequação do quadro de servidores.
Não por acaso, as principais propostas têm inter-relação com o eixo “Financiamento”, o que virou desafio maior, com a aprovação da PEC 95, que limita gastos públicos com a saúde por 20 anos, congelando investimentos.
O próximo passo da Conferência de Saúde será a Macrorregional, que abordará problemas e propostas compartilhadas pelos municípios. O encontro nacional acontece em julho de 2019.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

Prefeito Daniel Alonso destacou importância da participação popular

Abertura da Conferência reuniu cerca de 200 pessoas na Univem

Secretária Kátia Santana lembrou que SUS investe menos de R$ 4 por pessoa diariamente

Encontro, no sábado, seguiu o formato dos grupos de discussão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No quinto livro de Cláudio Amaral, "Meus Escritos de Memória", a história do grande jornalista

 LANÇAMENTO: EDITORA PATRIANI. PRÉ-VENDA COM 25% DE DESCONTO https://www.editorapatriani.com.br/prevenda-memoria No quinto livro de Cláudio Amaral, intitulado Meus Escritos de Memória, o autor, que é Jornalista e Biógrafo, narra a vida dele ao longo de 75 anos, desde a infância em Adamantina, Interior de São Paulo, até as experiências em cidades do Brasil e do exterior, incluindo países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, México e Estados Unidos.  Amaral compartilha detalhes sobre a respectiva trajetória, marcada por dificuldades, incluindo uma infância pobre e a necessidade de ter múltiplas atividades profissionais para o sustento dele e da família que constituiu a partir de 5 de Setembro de 1971 ao lado da esposa Sueli. Um dos momentos mais significativos dessa vida foi a luta para comprar o primeiro imóvel, em meados dos anos 1970, quando ele precisou recorrer a adiantamentos para conseguir juntar a entrada do apartamento. O autor pode ser visto como um exemplo de pe

Vereadores aprovam o Dia do Karatê, em Marília

  Os vereadores de Marília aprovaram, nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, todos os itens da pauta da Ordem do Dia.   O primeiro item a ser aprovado foi o Projeto de Lei Complementar n° 29/2024, do Vereador Luiz Eduardo Nardi (CIDADANIA), modificando a Lei Complementar n° 42/1992 - Código de Obras e Edificações do Município, estabelecendo regras para construção no alinhamento.   Logo depois, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 97/2024, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que denomina Rua PAULO MASATOCHI HIGUTE a via pública com origem na Avenida Benedito Aparecido Barbosa, aprovada pelo Decreto n° 14211/2023.   Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 103/2024, também de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que modifica a Lei n° 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, incluindo o "DIA DO KARATÊ", no dia 25 de outubro.   Ainda de autoria do vereador Dr. Elio Ajeka, foi aprovado o Projeto de Lei n° 106/2024, con

Servidores da Saúde e da Educação participam do ciclo de palestras e debates sobre o autismo

Capacitação aconteceu em dois períodos, na sexta-feira dia 22 de novembro, no anfiteatro da reitoria da Unimar   Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília e professores da educação especial da Secretaria Municipal da Educação participaram na sexta-feira, dia 22 de novembro, do ciclo de treinamento e plenárias organizado em Marília pelo TEA Itinerante, um projeto de âmbito internacional que conta com a participação de psiquiatras de Marília e também do Estado do Acre.   A iniciativa, organizada pelo Programa Municipal de Saúde Mental de Marília, foi dividida em dois períodos: período da manhã, voltado às equipes multiprofissionais dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), assistentes sociais e educadores, e período da tarde, quando participaram médicos e as equipes dos núcleos prestadores de serviços - a exemplo da Apae, Clínica Aconchego e também Espaço Potencial.