Mutirão de ortopedia deve acontecer ainda este ano com entrada em funcionamento de Raio X 24 horas da prefeitura
Segundo secretário municipal de Saúde, Márcio Travaglini, ação deve acontecer em parceria com a Santa Casa e Hospital Universitário da Unimar
Levantamento realizado pela secretaria municipal da Saúde revela a existência de cerca de cinco mil pessoas na fila de espera para exames de ortopedia. Com o intuito de diminuir esse número e atender a demanda reprimida, a Prefeitura, através da secretaria da saúde, se prepara para promover, ainda este ano, o mutirão de ortopedia em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário da Unimar.
Segundo adiantou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, contatos já estão sendo feitos pelas Unidades Básicas de Saúde junto aos pacientes, para reorganizar o encaminhamento através de um sistema de urgência. Além disso, conversas já foram iniciadas junto às instituições hospitalares para traçar as estratégias do atendimento.
De acordo com Travaglini, a proposta é para que durante o mutirão o paciente além da consulta, realize exame de raio X e de laboratório, se for o caso. “Devemos durante o mutirão atender milhares de consultas de ortopedia, mas não é um atendimento de olhar, examinar e ir embora. Estamos conversando com os hospitais para que o paciente seja atendido pelo ortopedista e já na consulta saia com o raio x garantido. Em casos mais complicados, até o ultrasson deverá ser feito. A prefeitura deve, através de secretaria, montar um pacote de atendimento de qualidade para os pacientes que estão nas filas”, explicou.
Além disso, do ponto de vista estrutural, a secretaria de saúde, adiantou que irá melhorar a organização das solicitações de exames para aliviar as filas ainda existentes. “O paciente, além da consulta e pedidos de exames, vai ter o retorno no ortopedista garantido”, afirmou.
Raio X - .Segundo lembrou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, a administração Vinícius Camarinha assumiu a Prefeitura, com contrato de Raio X cancelado desde novembro, o que comprometeu o atendimento e aumento ainda mais a demanda de pacientes a espera da realização do exame. Situação que foi solucionada na atual gestão. “O município ficou sem raio X por seis meses. Nós implementamos, do final do primeiro semestre para cá , um raio X 24 horas, pela iniciativa do prefeito de depositar recursos na saúde”, frisou.
A partir do resultado do mutirão de ortopedia, ações semelhantes poderão ser adotadas em áreas como a oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria, neurologia, exames de eletroencefalograma, endoscopia, entre outros, em que a demanda também é grande.
Prevenção – “A saúde não se faz só com consultas especializada , médico e remédio. Quando a gente precisa de remédio e de consulta especializada é porque alguma coisa já aconteceu na vida da gente. A saúde se faz com várias áreas trabalhando junto”, destacou Márcio Travaglini.
Segundo ele, ao buscar recursos para aumentar a oferta de água, para afastar e tratar o esgoto e investindo em infraesterutura, o Prefeito Vinícius, investe em qualidade de vida e em qualidade de saúde. “Para cada um real investido no esgoto, são R$ 4 a menos gastos com problemas de saúde. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo atual governo, nós viemos para mudar, não viemos para ficar reclamando. Não vamos resolver todos os problemas, mas vamos estruturar os serviços já existentes e melhorar o atendimento no que for possível”, concluiu.
Foto Ligia Ferreira
Assessoria de Imprensa
Comentários
Postar um comentário