Pular para o conteúdo principal

Mutirão de ortopedia deve acontecer ainda este ano com entrada em funcionamento de Raio X 24 horas da prefeitura


Segundo secretário municipal de Saúde, Márcio Travaglini, ação deve acontecer em parceria com a Santa Casa e Hospital Universitário da Unimar

Levantamento realizado pela secretaria municipal da Saúde revela a existência de cerca de cinco mil pessoas na fila de espera para exames de ortopedia. Com o intuito de diminuir esse número e atender a demanda reprimida, a Prefeitura, através da secretaria da saúde, se prepara para promover, ainda este ano, o mutirão de ortopedia em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário da Unimar.
Segundo adiantou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, contatos já estão sendo feitos pelas Unidades Básicas de Saúde junto aos pacientes, para reorganizar o encaminhamento através de um sistema de urgência. Além disso, conversas já foram iniciadas junto às instituições hospitalares para traçar as estratégias do atendimento.
De acordo com Travaglini, a proposta é para que durante o mutirão o paciente além da consulta, realize exame de raio X e de laboratório, se for o caso. “Devemos durante o mutirão atender milhares de consultas de ortopedia, mas não é um atendimento de olhar, examinar e ir embora. Estamos conversando com os hospitais para que o paciente seja atendido pelo ortopedista e já na consulta saia com o raio x  garantido. Em casos mais complicados, até o ultrasson deverá ser feito. A prefeitura deve, através de secretaria, montar um pacote de atendimento de qualidade para os pacientes que estão nas filas”, explicou.
Além disso, do ponto de vista estrutural, a secretaria de saúde, adiantou que irá  melhorar a organização das solicitações de exames para aliviar as filas ainda existentes. “O paciente, além da consulta e pedidos de exames, vai ter o retorno no ortopedista garantido”, afirmou.
Raio X - .Segundo lembrou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, a administração Vinícius Camarinha assumiu a Prefeitura, com contrato de Raio X cancelado desde novembro, o que comprometeu o atendimento e aumento ainda mais a demanda de pacientes a espera da realização do exame. Situação que foi solucionada na atual gestão. “O município ficou sem raio X por seis meses. Nós implementamos, do final do primeiro semestre para cá , um raio X 24 horas, pela iniciativa do prefeito de depositar recursos na saúde”, frisou.
A partir do resultado do mutirão de ortopedia, ações semelhantes poderão ser adotadas  em áreas como a oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria, neurologia, exames de eletroencefalograma, endoscopia, entre outros, em que a demanda também é grande.
Prevenção – “A saúde não se faz só com consultas  especializada , médico e remédio. Quando a gente precisa de remédio e de consulta especializada  é porque alguma coisa já aconteceu na vida da gente. A saúde se faz com várias áreas trabalhando junto”, destacou Márcio Travaglini.
Segundo ele, ao buscar recursos para aumentar a oferta de água, para afastar e tratar o esgoto e investindo em infraesterutura, o Prefeito Vinícius, investe em qualidade de vida e em qualidade de saúde. “Para cada um real investido no esgoto, são R$ 4 a menos gastos com problemas de saúde. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo atual governo, nós viemos para mudar, não viemos para ficar reclamando. Não vamos resolver todos os problemas, mas vamos estruturar os serviços já existentes e melhorar o atendimento no que for possível”, concluiu.  

Foto Ligia Ferreira
Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No quinto livro de Cláudio Amaral, "Meus Escritos de Memória", a história do grande jornalista

 LANÇAMENTO: EDITORA PATRIANI. PRÉ-VENDA COM 25% DE DESCONTO https://www.editorapatriani.com.br/prevenda-memoria No quinto livro de Cláudio Amaral, intitulado Meus Escritos de Memória, o autor, que é Jornalista e Biógrafo, narra a vida dele ao longo de 75 anos, desde a infância em Adamantina, Interior de São Paulo, até as experiências em cidades do Brasil e do exterior, incluindo países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, México e Estados Unidos.  Amaral compartilha detalhes sobre a respectiva trajetória, marcada por dificuldades, incluindo uma infância pobre e a necessidade de ter múltiplas atividades profissionais para o sustento dele e da família que constituiu a partir de 5 de Setembro de 1971 ao lado da esposa Sueli. Um dos momentos mais significativos dessa vida foi a luta para comprar o primeiro imóvel, em meados dos anos 1970, quando ele precisou recorrer a adiantamentos para conseguir juntar a entrada do apartamento. O autor pode ser visto como um exemplo de pe

Vereadores aprovam o Dia do Karatê, em Marília

  Os vereadores de Marília aprovaram, nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, todos os itens da pauta da Ordem do Dia.   O primeiro item a ser aprovado foi o Projeto de Lei Complementar n° 29/2024, do Vereador Luiz Eduardo Nardi (CIDADANIA), modificando a Lei Complementar n° 42/1992 - Código de Obras e Edificações do Município, estabelecendo regras para construção no alinhamento.   Logo depois, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 97/2024, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que denomina Rua PAULO MASATOCHI HIGUTE a via pública com origem na Avenida Benedito Aparecido Barbosa, aprovada pelo Decreto n° 14211/2023.   Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 103/2024, também de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que modifica a Lei n° 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, incluindo o "DIA DO KARATÊ", no dia 25 de outubro.   Ainda de autoria do vereador Dr. Elio Ajeka, foi aprovado o Projeto de Lei n° 106/2024, con

Servidores da Saúde e da Educação participam do ciclo de palestras e debates sobre o autismo

Capacitação aconteceu em dois períodos, na sexta-feira dia 22 de novembro, no anfiteatro da reitoria da Unimar   Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília e professores da educação especial da Secretaria Municipal da Educação participaram na sexta-feira, dia 22 de novembro, do ciclo de treinamento e plenárias organizado em Marília pelo TEA Itinerante, um projeto de âmbito internacional que conta com a participação de psiquiatras de Marília e também do Estado do Acre.   A iniciativa, organizada pelo Programa Municipal de Saúde Mental de Marília, foi dividida em dois períodos: período da manhã, voltado às equipes multiprofissionais dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), assistentes sociais e educadores, e período da tarde, quando participaram médicos e as equipes dos núcleos prestadores de serviços - a exemplo da Apae, Clínica Aconchego e também Espaço Potencial.