Pular para o conteúdo principal

Vereadora Sônia : "somos tão capazes como os homens de exercer atividades profissionais de qualquer área"



Sônia participa de evento no Dia Internacional da Mulher




A vereadora Sônia Tonin, única mulher eleita no pleito 2013/2016 para representar a população mariliense na Câmara de Vereadores, participou da abertura da exposição coletiva de artes plásticas, denominada "Elas pintam e colorem o mundo", promovida pela Galeria Municipal de Artes em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Para a parlamentar é muito importante a comemoração desse dia pois representa um marco na luta feminina pela busca de direitos e de espaço na sociedade. "Acredito que o trabalho das mulheres não seja melhor nem pior que o dos homens. Não é o sexo que vai determinar a competência de uma pessoa. O que temos provado ao longo do tempo é que nós, mulheres, somos tão capazes como os homens de exercer atividades profissionais de qualquer área, de participar da vida política, acadêmica e também de ser chefe de família" enfatizou Sônia Tonin.

Também lembrou que a presença de poucas mulheres no cenário político nacional, em comparação aos homens, ainda reflete o machismo contra o qual lutamos. "As mulheres precisam de coragem para enfrentar o mundo, a política, de fazer alianças em prol do bem comum. Precisamos nos unir e lutar para garantirmos nosso espaço na vida política e social, porque se ficarmos esperando, ninguém fará nada por nós. Devemos refletir em nossas atitudes a mudança que queremos promover no nosso dia a dia".

A vereadora acredita que chegará o dia em que não será mais necessário um dia para lembrar a luta feminina. “Tenho fé em Deus e trabalho para que chegue o dia em que não precisaremos mais de um Dia das Mulheres, porque aí então teremos conquistado nossos direitos em sua plenitude, o respeito, o espaço na vida pública. Viveremos longe do preconceito e do machismo que violenta tantas mulheres. A luta é pela igualdade e pelo respeito” reforçou Sônia.

Sobre a exposição a vereadora foi enfática ao dizer que a arte ocupa papel importante na formação da sociedade e como meio de romper barreiras e preconceitos: "Essa exposição é belíssima, são mulheres retratando o mundo feminino, são pinceladas de mãos delicadas, mas com força transformadora. Como sou educadora, sei da importância da arte e da cultura na formação das pessoas, sei das lutas sociais que esses instrumentos podem travar e ajudar. Isso é a arte enquanto formadora de pessoas críticas e denunciantes dos problemas que vivemos. E quando as mulheres conseguem exercer esse papel questionador na sociedade, por meio das artes, por exemplo, elas já estão participando das batalhas coletivas em nome da igualdade de direitos e de espaço político. As artistas envolvidas no projeto estão de parabéns pelas obras que compuseram para a exposição” concluiu em seu discurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No quinto livro de Cláudio Amaral, "Meus Escritos de Memória", a história do grande jornalista

 LANÇAMENTO: EDITORA PATRIANI. PRÉ-VENDA COM 25% DE DESCONTO https://www.editorapatriani.com.br/prevenda-memoria No quinto livro de Cláudio Amaral, intitulado Meus Escritos de Memória, o autor, que é Jornalista e Biógrafo, narra a vida dele ao longo de 75 anos, desde a infância em Adamantina, Interior de São Paulo, até as experiências em cidades do Brasil e do exterior, incluindo países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, México e Estados Unidos.  Amaral compartilha detalhes sobre a respectiva trajetória, marcada por dificuldades, incluindo uma infância pobre e a necessidade de ter múltiplas atividades profissionais para o sustento dele e da família que constituiu a partir de 5 de Setembro de 1971 ao lado da esposa Sueli. Um dos momentos mais significativos dessa vida foi a luta para comprar o primeiro imóvel, em meados dos anos 1970, quando ele precisou recorrer a adiantamentos para conseguir juntar a entrada do apartamento. O autor pode ser visto como um exemplo de pe

Vereadores aprovam o Dia do Karatê, em Marília

  Os vereadores de Marília aprovaram, nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, todos os itens da pauta da Ordem do Dia.   O primeiro item a ser aprovado foi o Projeto de Lei Complementar n° 29/2024, do Vereador Luiz Eduardo Nardi (CIDADANIA), modificando a Lei Complementar n° 42/1992 - Código de Obras e Edificações do Município, estabelecendo regras para construção no alinhamento.   Logo depois, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 97/2024, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que denomina Rua PAULO MASATOCHI HIGUTE a via pública com origem na Avenida Benedito Aparecido Barbosa, aprovada pelo Decreto n° 14211/2023.   Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 103/2024, também de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que modifica a Lei n° 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, incluindo o "DIA DO KARATÊ", no dia 25 de outubro.   Ainda de autoria do vereador Dr. Elio Ajeka, foi aprovado o Projeto de Lei n° 106/2024, con

Servidores da Saúde e da Educação participam do ciclo de palestras e debates sobre o autismo

Capacitação aconteceu em dois períodos, na sexta-feira dia 22 de novembro, no anfiteatro da reitoria da Unimar   Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília e professores da educação especial da Secretaria Municipal da Educação participaram na sexta-feira, dia 22 de novembro, do ciclo de treinamento e plenárias organizado em Marília pelo TEA Itinerante, um projeto de âmbito internacional que conta com a participação de psiquiatras de Marília e também do Estado do Acre.   A iniciativa, organizada pelo Programa Municipal de Saúde Mental de Marília, foi dividida em dois períodos: período da manhã, voltado às equipes multiprofissionais dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), assistentes sociais e educadores, e período da tarde, quando participaram médicos e as equipes dos núcleos prestadores de serviços - a exemplo da Apae, Clínica Aconchego e também Espaço Potencial.