Pular para o conteúdo principal

Decisão sobre Braúna (SP) pode beneficiar prefeito Vinicius Camarinha




Juiz Silas pode ter sentença reformada...

e decisão no TRE deve beneficiar prefeito Vinicius Camarinha.

Decisão tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo  no início do mês, reformando decisão de 1o. grau que cassou o prefeito de uma cidade do interior paulista pode beneficiar o prefeito de Marília (SP), Vinicius Camarinha, que governa sob liminar e luta contra o tempo para fazer valer seus direitos.

Vale lembrar que o Juiz Eleitoral de Marilia, Silas Silva Santos, tornou Vinicius inelegível  cassando seu mandato, porém o prefeito mariliense recorreu e obteve liminar que garantiu sua diplomação e posse. Em Brauna, da mesma forma, o prefeito mais votado teve o registrado cassado e pelo mesmo motivo da denúncia, qual seja, o uso indevido de meios de comunicação.

Ocorre que o TRE-SP entendeu que as veiculações da época na imprensa daquela cidade estiveram dentro dos limites da legislação e não causaram desiquilibrio, reformando assim, sentença de 1a. instância. Nesse sentido, a decisão de Brauna pode beneficiar o prefeito de Marilia, por analogia de sentença.

Candidato mais votado de Braúna (SP) teve cassação reformada

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reformou, no último dia 9/2,  sentença de 1º grau e julgou improcedente a ação que cassava os registros de candidaturas e tornava Vander Antonio Guerreiro Bosco (PMDB) e Mauro Barzotti (PMDB) inelegíveis por 8 anos. Bosco e Barzotti, candidatos a prefeito e vice no município de Braúna, tiveram as candidaturas cassadas por uso indevido de meios de comunicação.

Em decisão unanime, os juízes do TRE entenderam que as matérias veiculadas no jornal “O Liberal” estavam nos limites da legislação e não causaram desequilíbrio entre os postulantes à Prefeitura. Também não ficou comprovado, no entender dos magistrados, vínculo entre Bosco e Barzotti e a empresa jornalística.

O município de Braúna, que fica no noroeste do Estado, possui 4.118 eleitores aptos. Bosco e Barzotti foram os mais votados nas urnas com 1.864 votos, mas esse resultado não foi considerado pois os candidatos concorreram na condição de cassados com recurso. A Justiça Eleitoral deverá retotalizar a votação.

Cabe recurso ao TSE.

Processo nº 76965

Fonte : Assessoria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No quinto livro de Cláudio Amaral, "Meus Escritos de Memória", a história do grande jornalista

 LANÇAMENTO: EDITORA PATRIANI. PRÉ-VENDA COM 25% DE DESCONTO https://www.editorapatriani.com.br/prevenda-memoria No quinto livro de Cláudio Amaral, intitulado Meus Escritos de Memória, o autor, que é Jornalista e Biógrafo, narra a vida dele ao longo de 75 anos, desde a infância em Adamantina, Interior de São Paulo, até as experiências em cidades do Brasil e do exterior, incluindo países como Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, México e Estados Unidos.  Amaral compartilha detalhes sobre a respectiva trajetória, marcada por dificuldades, incluindo uma infância pobre e a necessidade de ter múltiplas atividades profissionais para o sustento dele e da família que constituiu a partir de 5 de Setembro de 1971 ao lado da esposa Sueli. Um dos momentos mais significativos dessa vida foi a luta para comprar o primeiro imóvel, em meados dos anos 1970, quando ele precisou recorrer a adiantamentos para conseguir juntar a entrada do apartamento. O autor pode ser visto como um exemplo de pe

Vereadores aprovam o Dia do Karatê, em Marília

  Os vereadores de Marília aprovaram, nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, todos os itens da pauta da Ordem do Dia.   O primeiro item a ser aprovado foi o Projeto de Lei Complementar n° 29/2024, do Vereador Luiz Eduardo Nardi (CIDADANIA), modificando a Lei Complementar n° 42/1992 - Código de Obras e Edificações do Município, estabelecendo regras para construção no alinhamento.   Logo depois, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n° 97/2024, de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que denomina Rua PAULO MASATOCHI HIGUTE a via pública com origem na Avenida Benedito Aparecido Barbosa, aprovada pelo Decreto n° 14211/2023.   Também foi aprovado o Projeto de Lei n° 103/2024, também de autoria do vereador Elio Ajeka (PP), que modifica a Lei n° 7217/10, referente a datas comemorativas e eventos do Município de Marília, incluindo o "DIA DO KARATÊ", no dia 25 de outubro.   Ainda de autoria do vereador Dr. Elio Ajeka, foi aprovado o Projeto de Lei n° 106/2024, con

Servidores da Saúde e da Educação participam do ciclo de palestras e debates sobre o autismo

Capacitação aconteceu em dois períodos, na sexta-feira dia 22 de novembro, no anfiteatro da reitoria da Unimar   Médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais da Secretaria Municipal da Saúde de Marília e professores da educação especial da Secretaria Municipal da Educação participaram na sexta-feira, dia 22 de novembro, do ciclo de treinamento e plenárias organizado em Marília pelo TEA Itinerante, um projeto de âmbito internacional que conta com a participação de psiquiatras de Marília e também do Estado do Acre.   A iniciativa, organizada pelo Programa Municipal de Saúde Mental de Marília, foi dividida em dois períodos: período da manhã, voltado às equipes multiprofissionais dos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), assistentes sociais e educadores, e período da tarde, quando participaram médicos e as equipes dos núcleos prestadores de serviços - a exemplo da Apae, Clínica Aconchego e também Espaço Potencial.